Você achou estranho aquele baita castelo no meio do nada? Então você não viu nada. Na compania de Ada, Leon chega à uma monstruosa base militar no litoral espanhol (caramba, o governo da Espanha nunca percebeu essa imensa base paramilitar em suas águas???). Agora é ir atrás do homem por trás de todo o caso das Las Plagas, Lorde Saddler.
Siga em frente pelas pedras e depois pelo caminho à direita. Chegando à instalação militar, destrua a luz de vigilância antes de pular sobre o abismo, caso contrário, você será localizado e terá que enfrentar muitos inimigos. Mais a frente, você verá uma cena de Ashley sendo levada por um portal. Siga até lá, tomando cuidado com o J.J. (o Ganado com metralhadora) e os ganados que aparecem e ative o botão na parede próxima, ativando um raio laser. Para abrir essa porta, você deve fazer com que o raio laser atinja o sensor do outro lado da porta, usando os dois espelhos localizados em cima das construções. Vá até o primeiro espelho e direcione seu raio para onde está o segundo espelho. Faça o mesmo com o segundo, direcionando-o no sensor e abrindo a porta. Seguindo pelo portal, esteja preparado para escapar da pedra que alguns inimigos podem atirar contra você.
Continue seguindo até chegar a uma escada. Lá em cima, siga em frente, pegando os itens na construção à direita e depois seguindo pelo caminho. Na caverna a esquerda você encontra alguns itens, depois de pegá-los, siga até o final, encontrando um mercador. Tome cuidado com a grande quantidade de inimigos desta área e siga pela porta.
Chegando na cozinha, continue seguindo em frente, pegando os itens pelo caminho. Fique atento, pois um ganado em chamas tentará te atacar. Vá pela porta no final e você será atacado por um ganado portando um machado. Acabe com ele e desça, pegando a Red Stone of Faith. Volte pelo corredor e use a porta à esquerda, vendo a cutscene com Ashley (o que será que os Ganados fizeram com ela? O que o presidente vai achar quando a filha voltar pra casa grávida de um zumbi mutante paramilitar???)
Continue pelos corredores e você encontrará o contrabandista e mais uma área de tiro ao alvo.
Continue em frente e você chegará numa porta que é controlada pelos ganados. A porta se fechará assim que você se aproximar, e só será aberta novamente quando se afastar. Você deve matar todos os ganados que aparecerem, até que a porta se abra e se mantenha aberta. Cuidado com o ganado escondido e continue em frente. Neste local, suba as escadas e, na bifurcação, repare na placa que indica a sala de operações à esquerda, é por lá que você deve seguir.Dentro da sala, há duas portas trancadas.
PUZZLE: AS PORTAS DA ESPERANÇA: Use o painel ao lado de uma delas e resolva o enigma, que consiste em fazer com que as setas coloridas cheguem de um lado a outro. A solução é a seguinte: Blue - Green - Green - Red - Red - Red
Com a porta aberta, colete o Freezer Key Card próximo ao corpo. Ao sair, você encontrará o primeiro Regenerator.
REGENERATOR - Chefão:
Hahahahaha, o pessoal que fez esse jogo tem senso de humor. Está ai um chefão que você NÃO TEM COMO MATAR. Isso mesmo. Você ainda não tem meios de matá-lo, então fuja como puder, não desperdice munição nele, e volte para a bifurcação, indo pela direita e entrando no refrigerador.
Lá dentro, siga diretamente para a pequena sala à direita e use a máquina, pegando o Waste Disposal Keycard e desligando a máquina no final. Volte e vá para a segunda salinha à direita, pegando o Infra red Scope, que te possibilitará matar os Regenerators a partir de agora. Ao tentar sair, um Regenerator tomará vida e a porta da sala será trancada. Mate o monstro ou fuja até que a porta destranque. Saia e siga pelo corredor à direita, usando o Waste Disposal Keycard para abrir a porta.
Use o painel e opere a garra, usando-a para jogar os ganados pela rampa de lixo. Você só pode usá-la três vezes, então tente eliminar os arqueiros primeiro. Desça e siga para a próxima area, pegando os itens e continuando. Neste corredor você verá Ashley presa numa cela com dois guardas ao lado. Mate os dois mas você ainda não poderá salvá-la, pois a cela está trancada. Então volte e siga pela outra porta no corredor. Por aqui você chegará a uma espécie de escritório e depois a um laboratório. Continue em frente e você encontrará um Iron Maiden com a chave grudada em seu corpo.
IRON MAIDEN - Chefão:
Este regenerador é ainda pior que o outro. Ele pode ficar espinhoso de repente, e isso tira muita vida de Leon. O único modo de matá-lo é com um rifle com mira infravermelha. Atire em todos os parasitas que aparecerem dentro dele e depois, se ele ainda estiver andando, destrua sua cabeça.
Não tem um rifle com mira infravermelha? Só lamento, não há outra maneira de se livrar do monstro. Procure um muambeiro e compre logo a arma e a mira especial, pois daqui para frente vai aparecer um atrás do outro. Prefira o rifle semi-auomático, pois com ele você não precisa mirar novamente depois de acertar um parasita.
Há boatos de que é possível matar um regenerator ou Iron Maiden sem usar o rifle, atirando apenas com a pistola, lançador de minas ou escopeta. Eu nunca consegui, mas já li em alguns detonados que é possível sim... Se a grana tiver curta e os mercadores longe, não custa tentar...
Após acabar com ele, você consegue o Storage Área Key Card, necessário para libertar Ashley. Antes de voltar, siga pela porta do outro lado do vidro e siga até o final, subindo pelo elevador. Você encontrará dinheiro, munições e um constrabandista, compre uma bazuca, você vai precisar. Depois, volte e liberte Ashley.
Você agora deve voltar ao local da rampa de lixo. No caminho até lá, você enfrentará emboscadas e inimigos. Ao chegar na sala indicada, os dois pularão automaticamente, chegando a um local com um Iron Maiden ainda desativado. Assim que você puxar a alavanca, liberando o caminho, ele se levantará. O ideal é mandar Ashley se esconder no contêiner e usar as alavancas para prendê-lo, atirando nas plagas para acabar com ele. Para facilitar, use o barril explosivo para destruir a plaga que ele carrega nas costas.
Novamente com Ashley, empurre o contêiner na água formando uma ponte e você encontrará mais um Iron. Use o mesmo método com as grades para acabar com ele e depois siga até o final, pela porta. Mate os inimigos no corredor com os escombros e chegue até a área com a bola de demolição, que deve ser usada para destruir os escombros impedindo a porta. Os controles estão na salinha no final. Faça com que Ashley use os mecanismos, batendo três vezes, enquanto você cuida dos inimigos que tentarão atacá-los. Após a liberação da porta, siga por ela. Neste corredor, use a alavanca e mate o Regenerator que aparece. Continue seguindo em frente e no corredor à esquerda, aperte o botão. Continue pelo corridor e mande Ashley por baixo da porta semi-aberta. Na porta da direita você encontra um contrabandista. Depois, faça com que Ashley use uma alavanca e você a outra, ativando-as quando a luz do meio estiver acesa.
Surpreendentemente, Ashley sabe dirigir uma empilhadeira (cada coisa que essas meninas aprendem nas escolas americanas, não é?!), e você deverá defendê-la dos inimigos. Por duas vezes, um caminhão virá em sua direção. Acabe com ele usando a escopeta, até que a empilhadeira parará no elevador. Há uma alavanca no nível superior que você deve ativar para continuar a viagem, mas fique atento pois vários ganados tentarão atacar Ashley enquanto você estiver lá em cima. Com o elevador ativado, você terá mais um passeio de empilhadeira, até que Ashley entre pela parede de um prédio e você volte ao jogo normal. Na próxima sala há um mercador, e na seguinte, veja a cutscene com Saddler.
Siga pelas escadas até chegar à sala das caldeiras, uma área com muitos ganados. Há munição na plataforma à esquerda. Depois de pegá-la, siga pela porta. Continue em frente e alcance a area externa, usando o elevador à direita. Aqui você enfrentará Krauser pela primeira vez, uma das melhores batalhas do game.
KRAUSER - Chefão:
Esse é mais uma cutscene do que um chefão. Fique atento, pois o jogo irá pedir alguns botões que devem ser apertados rapidamente se você não quiser que Krauser arranque a cabeça de Leon... Cada vez que você morrer, terá que assistir à toda a lorota novamente, e isso pode ficar insuportável se você não for rápido nos botões...
Desça e siga pela porta à direita até a área dos lasers. Aperte as seqüência indicadas e abra a porta, chegando na sala de Saddler. Use o elevador atrás do trono de Saddler para descer, chegando às cavernas. Siga em frente sem parar até ver a cena e iniciar a batalha contra o IT
IT - Chefão:
Esse monstro é um rascunho do mapa do inferno. Feio de doer, e você ainda tem que enfrentá-lo dentro de um contêiner gigantesco, cheio de armadilhas. Atire nele até que ele suba para o teto do contêiner. Agora, você deve atirar as luzes verdes, liberando a passagem e usando os painéis para passar de um contêiner a outro. Fique atento, pois o monstro continuará te atacando mesmo do teto, e você deverá desviar de seus ataques. Quando ele descer, atire nele com a escopeta, e tente causar a maior quantidade de dano possível.
A batalha toda se resume à explorar o contêiner, achar a passagem para o botão vermelho, apertar o botão, enfrentar o monstro e pular para o próximo contêiner antes que este caia. Não é tão simples, mas é basicamente isso.
Achou que ele tinha morrido? Pelo contrário, ele vai aparecer denovo, com sua segunda mutação. Lembra da bazuca que eu falei para comprar? Agora é a hora de usá-la. Abra um dos portões, entre no túnel e prepare-se, o monstro vai quebrar o portão para ir atrás de você. Atire nele com a bazuca. Se tiver sorte ele pode morrer aqui mesmo.
Se não tiver muita sorte ou se errar o tiro, corra! Tente andar em círculos, e espere o monstro parar ou ficar com pouca mobilidade para enchê-lo de bala (recomendo, nessa ordem, até a munição acabar: lançador de minas, granadas, escopeta e pistola). Se ele entrar para debaixo da terra, dobre a atenção, pois ele vai tentar surgir debaixo de você.
Após acabar com ele, siga pela única porta aqui. Siga em frente e pelas escadas, até chegar à uma área externa. Atire no latão para acabar com a maioria dos ganados de uma só vez. Desça e pule pelo buraco dentro de uma das cabanas, subindo pelo outro lado e pela porta. Aqui você enfrentará Krauser mais uma vez, que usará todo tipo de ataque, desde facadas até tiros e granadas.
KRAUSER 2 - Chefão:
A dica é ficar esperando em algum local estreito, de preferência de costas para a parede, com a escopeta na mão. Krauser é muito rápido, e é difícil mirar nele com a pistola ou outra arma. Assim que ele aparecer, atire. Se for necessário, use granadas de luz para atordoá-lo (nem sempre funciona).
Atire nele até que um portão se abra. Continue seguindo em frente nesta area, Krauser sempre tentará te esfaquear. Atire até que ele suma e continue em frente. À esquerda das escadas está o portão que será aberto com as 3 peças. Como você ainda não as tem, continue em frente, acabando com ele mais uma vez. Você será atacado por robôs que explodem ao te ver. Continue seguindo e suba pelas escadas à esquerda, encontrando o primeiro pedaço, Piece of Holy Beast, Panther. Agora, Krauser deverá ser atacado mais uma vez. Para sair desta área, coloque a estátua em cima do painel no chão, revelando uma alavanca que abrirá a passagem. Volte para a construção onde os robôs apareceram pela primeira vez e você encontrará a segunda alavanca ali perto. Siga em frente, sempre destruindo os robôs até chegar a mais uma construção, que será trancada assim que você entrar. Suba até o topo e pegue o Piece os Holy Beast, Eagle. È hora da batalha final contra Krauser.
Ele agora está mutante, com um braço-escudo-lâmina. A estratégia é pegar a pistola ou rifle, mirar no joelho do cara quando ele estiver se defendendo com o braço mutante. Com um tiro na perna exposta dele, ele irá ajoelhar, e deixará a cabeça exposta para tomar um headshot. Tenha cuidado com o tempo! Se ainda tiver munição, use o lançador de minas na careca dele assim que ele abaixar a cabeça.
Após acabar com ele, pegue o último pedaço, Serpent, e fuja da torre antes da explosão, descendo a escada. No final do caminho, use os 3 pedaços no portal e siga em frente. Leva mais ou menos uns 20 segundos de corrida até o portal, por isso tome cuidado com o caminho e evite perder tempo.
Passando pela máquina de escrever, você chegará à zona de guerra, e um helicóptero virá te ajudar. Você estará sob fogo pesado dos inimigos, então se esconda sempre que possível para não ser atingido, e toda vez que o piloto lhe comunicar pelo rádio, se esconda em algum lugar, pois ele está prestes a lançar um míssel.
Siga em frente, desça as escadas e atravesse o portão. Passe pela trincheira e suba as escadas, entrando na torre e ativando o botão ao lado da porta para abri-la. Continue correndo, tomando cuidado com o J.J. que aparecerá. Suba as escadas e vá para o outro lado, apertando o botão e passando pela porta aberta.
Nesta área há 3 metralhadoras. Fuja rapidamente para a trincheira à esquerda e suba, matando os ganados controlando as metralhadoras com o rifle. Continue pelo caminho e use o primeiro botão, a direita da porta. Suba pelo outro lado, usando o segundo botão e saia pela porta revelada.
Suba pelas escadas e veja a cena. Entre pela porta e desça a escada, vendo a cutscene com Ada. Vá pela mesma porta que Ada seguiu e depois entre na próxima, chegando à prisão. Você deverá enfrentar mãos um Regenerator antes de subir pelo lado das escadas e seguir seu caminho. Você chegará a uma área com alguns ganados e um J.J. Corra para a barricada em sua frente e suba as escadas. Entre na sala e ative a máquina, revelando um cartão em outro local. Volte e suba a escada, matando os ganados e pegando o Emergency Lock Card Key com um deles. Use o cartão no leitor à esquerda e você agora deverá ativar dois botões. Um deles é o mesmo usado para revelar o cartão, e o segundo está na sala anterior a esta.
Desça para o nível do solo e vá por trás das construções, descendo as escadas e usando a porta dupla no final. Após a cena, pegue os itens e fale com o traficante de armas, fortificando todas as suas armas para a batalha final, e comprando outra bazuca. Siga pelo caminho da esquerda e depois até o final do corredor. Você estará de volta no local do encontro com Saddler, com alguns itens que devem ser coletados. Volte ao corredor anterior e use a porta do outro lado, vendo a cutscene.
Suba pelas escadas e saia. Você chegará a uma área com um mercador. Após fazer o necessário, dando upgrade em todas suas armas, desça e veja a cena. A partir daqui, a batalha com Saddler começará.
LORD SADDLER - Chefão final:
Muito cuidado com esse monstro. Saddler é quase invulnerável, exceto pelo olhão central. Primeiro, atraia ele para perto dos barris explosivos. Quando ele chegar, saia e atire nos barris, para explodir e causar muito dano a ele.
Depois passe para a outra plataforma (cuidado com as pontes, pois elas abrem e fecham de tempos em tempos) e procure os controles nas laterais dela.
Espere Saddler chegar bem perto, abrir o olhão e então ative o controle. Um monte de vigas de metal irão se chocar com ele, causando muito dano.
Mire com cuidado, pois se você errar, vai ter que atirar no monstro com outras armas até matar.